segunda-feira, 30 de maio de 2011

VÍDEO MARCELO GRASSMANN- livro da coleção de cadernos de desenhos-Editora da UNICAMP

ASSISTA O VÍDEO EM:
http://www.youtube.com/watch?v=tgWLUX3Efdw

Retratando quimeras, cavaleiros, donzelas medievais e personagens fantásticos, desde a década de 1950, o artista Marcello Grassmann é um dos maiores talentos da gravura no Brasil e seu trabalho ultrapassou fronteiras, tornando-se reconhecido em todo o mundo. Grassmann abriu seu acervo pessoal, agora revelado em "Coleção Cadernos de Desenho", publicação organizada por Lygia Eluf e que a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, em parceria com a Editora da Unicamp, lançou no dia 4 de outubro de 2010, na Casa das Rosas, em São Paulo.
A primeira parte do livro, intitulada "Os grifos ao espelho", é apresentada pelo professor do curso de história da arte na Unifesp, André Tavares. Para ele, os desenhos e gravuras de Grassmann "são um suporte para a fabulação e para o movimento contínuo da imaginação. O papel, ali, é pretexto".
A segunda parte, "Obsessões", tem apresentação de Paulo M. Kühl, professor de história da arte do Instituto de Artes da Unicamp. Sobre o conjunto de rostos, de cavaleiros, de mulheres, de animais, de alguns casais, escreve: "As figuras parecem-nos familiares, mas não conseguimos identificá-las. Sim, há mulheres (quais mulheres?), cavaleiros (de onde mesmo?), animais que se assemelham a gatos, cavalos etc., mas por que razão estão ali? São desenhos que parecem narrativos, mas nada nos dizem de concreto. As figuras dos cavaleiros, com seus elmos, armas e armaduras, direcionam-nos para um mundo vagamente mitológico, mas desconhecemos a linha narrativa a que pertencem".
Um dos primeiros reconhecimentos conquistados por Grassmann foi o prêmio da categoria na Bienal Jovem de Paris em 1960. Entre os locais que frequentou e que moldaram sua formação estão a Academia Albertina e a Academia de Artes Aplicadas em Viena. No Brasil passou pelos ateliês de Poty Lazzarotto e Henrique Oswald. Vive atualmente em São Paulo.
xilo 35X49,5cm 1954
gravura em metal 41,5 x 56 cm sd
lito 41,5 x 56 cm 1952

Nenhum comentário:

Postar um comentário