domingo, 13 de maio de 2012

OFICINA DE GRAVURA EM METAL COM MARCELO LUNARDI NA FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO- 12 DE MAIO DE 2012

Na tarde de sábado, Marcelo Lunardi recebeu um grupo formado por alunos do Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre e de alunos da ULBRA para uma oficina de gravura em metal. Antes de acompanhar a oficina, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir o artista Rafael Pagatini falar sobre seu processo de criação e ainda acompanhar uma pequena parte do trabalho desenvolvido pelo artista no atelier de gravura.
Marcelo Lunardi é formado em Licenciatura em Artes pela ULBRA e, juntamente com Eduardo Haesbaert, reponsável pelo Atelier de Gravura da Fundação Iberê Camargo no qual ocorre o Programa Artista convidado. Este Programa foi premiado com o Prêmio Açorianos de Gravura 2012.
MAIS IMAGENS NO LINK ABAIXO:


sábado, 12 de maio de 2012

RAFAEL PAGATINI NO ATELIÊ DE GRAVURA DA FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO

CONVERSA COM RAFAEL PAGATINI NO ATELIÊ DE GRAVURA DA FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO- 12 MAIO 2012


Natural de Caxias do Sul, Rafael Pagattini é formado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atualmente desenvolve o projeto de mestrado. Além de ter sido selecionado pela Bolsa Iberê Camargo em 2011, o artista também foi contemplado pelo edital Rumos Itaú Cultural 2011 – 2013, e já participou de diversas exposições coletivas, como Labirintos da Iconografia (MARGS), Pequenos Formatos (Ateliê Subterrânea, Porto Alegre) e Hong Kong Graphic Art Fiesta 2011. Em 2011, recebeu quatro destaques no Prêmio Açorianos de Artes Plásticas: Troféu RBS Cultura, Prêmio Especial de Incentivo, Artista Revelação e Destaque em Gravura. Atualmente sua obra integra a exposição O Triunfo do Contemporâneo, no Museu de Arte Moderna do Rio Grande do Sul.
Trabalhando com gravura e xilografia há algum tempo, Pagatini explora, através do uso das linhas, as diferentes representações de imagens, criando uma atmosfera de melancolia e suspense para as obras.  O jogo de tons de cinza é marcante em seu trabalho, que por vezes é inspirado em gravadores japoneses, como Hokusai e Hiroshige. A técnica já lhe rendeu reconhecimento no meio artístico, como o Prêmio Ibema Gravura - 1º Lugar, Menção Honrosa 5ª Bienal de Gravura Olho Latino, além do Prêmio Açorianos.